sábado, 14 de agosto de 2010

Projeto Poesia na Escola

Identificação:

Escola Básica Municipal Maria Petroli
Município: Concórdia
Data de início: março 2010
Data de finalização: setembro de 2010

Objetivo Geral:
• Construção e efetivação de um projeto interdisciplinar provocativo, educativo e, sobretudo que alimente o habito para a leitura com apoio das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação;

Objetivos:
• Construção e efetivação de um projeto interdisciplinar provocativo, educativo e, sobretudo que alimente o habito para a leitura;
• Tornar a poesia prática constante para sensibilizar o cidadão do que acontece no nosso dia-a-dia,
• Valorizar a diversidade cultural da região, tornando a escola um centro ativo de produção e difusão cultural;
• Promover a permanente integração e troca de informações e conhecimentos entre a comunidade e a escola;
• Fundamentar conhecimentos poéticos com a presença de escritores locais e profissionais das diversas áreas;
• Possibilitar a comunidade escolar momentos para declamação das poesias estudadas nas diversas disciplinas, bem como, a musicalização.
• Propiciar estudos que garantam o princípio do reconhecimento do direito de cada um, isto é, a necessidade de levar em conta as diferenças (étnicas, regionais, de gênero, etárias, religiosas e culturais, etc.) e as desigualdades (socioeconômicas) para que a igualdade seja efetivamente alcançada;

• Descrição das atividades Gerais:
- As atividades serão desenvolvidas em várias etapas e nas diversas disciplinas.
ETAPA 1. Cada profissional descreverá as etapas específicas da disciplina/função que atua e como serão realizadas :

Direção Pedagógica:
• Fazer os contatos com os parceiros e colaboradores;
Identificá-los e descrever a contra partida de cada um:
• Divulgar as atividades realizadas;
Meios de divulgação que serão utilizados:
• Promover palestras;
Palestrante/temática:
• Propiciar espaços adequados para as apresentações poéticas;
Locais: Etapa 1: Declamação das poesias e exposição dos matérias produzidos na escola;
Etapa 2: Declamação das poesias e exposição dos matérias produzidos na escola no Memorial Atílio Fontana, aberto para a comunidade.
• Formalizar convites e entrega;
• Motivar e apoiar o grupo.
• Organizar equipe de jurados e descrição da seleção:
• Organizar cronograma da etapas de apresentações e cobrar o cumprimento:
• Encaminhar projeto a Secretaria de Educação solicitando subsídios para publicação do Projeto, bem como uma produção de cada aluno.
• Anexar projeto junto ao PPP.

Bibliotecária/ Técnico do Laboratório:
• Alimentar o Blog;
Breve descrição de como vai ser feito
• Confeccionar os convites, certificados, planilha de avaliação e outros documentos;
• Confeccionar painéis decorativos;
Função/breve descrição


História: (7ª e 8ª)

Etapa 1.

Etapa 1. Leitura de poemas nas aulas conforme conteúdo trabalhado. O professor deve ser o exemplo, ou seja, para que o aluno goste de poesia o professor primeiramente precisa apreciar.

Etapa 2. Solicitar que os alunos escolham e leiam poesias sobre a temática que está sendo discutida. Deve ser de forma voluntária. Nada deve ser obrigado. A internet será um bom suporte.

Etapa 3. Desvendar em conjunto a importância da poesia para a história e na vida de cada um. Explorar os poetas que se destacaram com temáticas históricas. Exemplo Castro Alves.

Atividade: produzir cartazes e materiais que ilustram as temáticas. Explorar imagens e fotografias. O uso dos jornais e revistas é indispensável para desenvolver tal tarefa, bem como a visita em sites que descrevam vida e obras dos autores.


Etapa 4. Usar a poesia para sistematizar os conteúdos.

Atividade: Num primeiro momento a construção de uma poesia para sistematizar o conteúdo deve ser realizada pelo professor e alunos. Ao perceberem que numa simples poesia é possível entender o conteúdo, criar outros momentos em que a atividade se desenvolva em duplas/trios. Quando os alunos se sentirem preparados para escrever sozinhos solicitar que o façam. No laboratório de informática cada aluno digitará sua poesia e com auxilio do professor postará no blog da escola.

Etapa 5. A música é uma excelente parceira para se trabalhar poesia. Não dá para esquecer que antes de ser música a música é uma poesia.

Atividade: Cada turma estuda conteúdos específicos e conceitos diferentes são construídos. Felizmente temos um volume de produções musicais que podem ser utilizado pelo professor de história para trabalhar. Muitos estilos musicais e ritmos produzidos no Brasil. Nossa cultura oferece muitas possibilidade. Numa temática como Revolução Federalista por exemplo as composições do Rio Grande do Sul oferecem boa receita. Solicitar que baixem músicas de épocas estudas e imagens. Conduzir para que produzam pequenos vídeos.

Etapa 5. O uso do laboratório de informática é muito importante e um grande aliado.

Atividade: garantir que ouçam da voz dos próprios poetas algumas poesias. Construir slides sobre os poetas e sua importância para a história. A música, as imagens e produções garantirão bons trabalhos que serão socializados com a comunidade escolar. Após a postagem no Blog da escola o aluno poderá usar de outras ferramentas para que o trabalho seja conhecido. As atividade serão usadas nas etapas de apresentações.

Etapa 6. Os alunos em conjunto com demais disciplinas terão um caderno de poesias.

Atividade: Todas as poesias estudadas na disciplina de História farão parte desse caderno/ata. Ele será prova viva das atividades produzidas e diariamente será abastecido nas mais diversas áreas e conteúdos. Também possibilitará a escolha de poemas para futuras publicações.
OBS: Temos crianças carentes e que o caderno as tornará intima das poesias produzidas e impressas.

Etapa 7. Explorar fontes orais para descobrir quais poesias os pais e avós lembram da época de criança. Comparar e refletir sobre a experiência que os entrevistados tiveram e a experiência que estão vivendo hoje.

Atividade: Elaborar um questionário e aplicar entrevistando conhecidos e familiares que possam contribuir com Projeto Poesia na Escola. O material com devida autorização poderá ser postado no blog. Os grupos que quiserem gravar as entrevistas e ou filmar, igualmente poderão postar.

Etapa 8. Com o uso do DVD possibilitar que os alunos conheçam escolas que trabalham projetos de poesia e como eles aprendem com essas experiências.

Atividade: Uso de documentário e outros blogs para comparar experiências sobre atividades desenvolvidas com poesias.

Conteúdos 7ª. Série
• O Brasil no Contexto: a economia e a sociedade colonial no século XVIII.
- A mineração.
- A Inconfidência Mineira.
- A Conjuração Baiana.
• O fim da exploração colonial portuguesa: a Independência do Brasil.
- A vinda da Família Real.
- A independência.
- O Brasil após a independência.

Conteúdos 8ª.:
• O populismo na América Latina.
• O Brasil no Contexto: a Era Vargas.
• Brasil: as décadas de 50 e 60 e o regime militar.
• Brasil: o processo de redemocratização e a Nova República.
Espaço físico onde deve ou pode ser realizada as atividades:
• Salas de aula e sala de multimídia;
• Quadra de Esportes/ refeitório;
• Memorial Atílio Fontana;
Materiais necessários:
• Cartolinas, quadro negro, pincéis atômicos, réguas, outros, tinta, livros, revistas, rádios, computadores.
Meios de comunicações a serem utilizados, caso necessário:
• Rádio, jornal, internet (blog),panfletos;
Tempo necessário à realização da atividade:
a) Para planejamento: 5h aulas
Descrição dos/as participantes:
• Quatro turmas/5ª a 8ª.- Ensino Fundamental;
• Parceiros: Memorial Atílio Fontana e Projeto Palavras;
• Secretaria Municipal de Educação;
• Fundação Municipal de Cultura;
• Coordenação Pedagógica;
• Professores e Funcionários;
• Comunidade Escolar;
Avaliação:
A avaliação do rendimento escolar será contínua e tem por objetivo a verificação da aprendizagem, o aproveitamento e o desenvolvimento do educando, bem como a apuração final do rendimento escolar, auxiliando no redimensionamento das atividades docentes.
A avaliação do aproveitamento será somatória, através de provas objetivas e subjetivas, produções de textos, debates, pesquisas, trabalhos em classe, individuais ou em equipes, atendendo a temática e aos objetivos da disciplina.
Referências:
1. Para se aprofundar

BERALDO, Alda. Trabalhando com poesia. São Paulo: Ed.Ática,1990.
GANCHO, Cândida B.V. Introdução à poesia. São Paulo: Atual,1989.
GOLDSTEIN, Norma. Análise do poema. São Paulo: Ática, 1980.
JOSÉ, Elias. A poesia pede passagem: um guia para levar a poesia às escolas. São Paulo: Paulus,2003 – Pedagogia da Educação.
KIRINUS, Glória. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo: Paulinas, 1998.
MICHELETTI, Guaraciaba. Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. São Paulo: Cortez, 2000. – (Coleção aprender e ensinar com textos; v.4)
PAIXÃO, Fernando. O que é poesia? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1991.

2. Para saborear, se encantar e desejar poetar...

AGUIAR, Vera. (COORD.) Poesia fora da estante. Porto Alegre: Editora Projeto:
CPL/PUCRS,1996.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética.
AZEVEDO, Ricardo. Ninguém sabe o que é um poema. São Paulo: Ática,2005
__________________. A casa do meu avô. São Paulo: Melhoramentos,
BANDEIRA, Manuel. Berimbau e outros poemas. Rio de janeiro: Nova Fronteira,1996
BELINKY, Tatiana. Livro das Tatianices. São Paulo: Salamandra,2004
_____________. Di-versos hebraicos. São Paulo: Ed. Spicione,1991.
CAMARGO, Luís. O cata-vento e o ventilador. São Paulo: Ed. FTD
JOSÉ, Elias. Segredinhos de amor. São Paulo: Moderna,2001
_________. O jogo das palavras mágicas. São Paulo: Paulinas,2000
_________. O jogo da fantasia. São Paulo: Paulus,2001
LALAU e Laurabeatriz: Brasileirinhos, São Paulo:Cosac&Naif Edições, 2001.
LISBOA, Henriqueta. O menino poeta. São Paulo: Ed. Global,
LIMA, Ricardo da Cunha, Cambalhota. São Paulo: Companhia das Letrinhas,1996.
MAIAKÓVSKI. Poemas. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1982.
MEIRELES, Cecília. OU isto ou aquilo. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
MORAES, Vinícius. A arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.
MURRAY, Roseana. Receita de olhar. São Paulo: FTD,1997
NERUDA. Cem sonetos de amor.Porto Alegre: L&PM,
NICOLA, José de. Alfabetário. São Paulo: Moderna, 1996.
_____________. Classificados Poéticos. Belo Horizonte: Minguilim,1984.
ORTHOF, Sylvia. Ponto de tecer poesia. Rio de Janeiro: EBAL,1987.
PAES, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática,1990
PAIXÃO, Fernando. Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática,1995
PESSOA, Fernando. Poesias. Porto Alegre: L&PM,1996.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Diário de Classe. São Paulo: Moderna,1992
QUINTANA, Mário. Poesias. Porto Alegre: Globo, 1989.
______________. Nariz de vidro.
SOUZA, Angela Leite de. Três gotas de poesia. São Paulo: Moderna, 1996.
TELLES, Carlos Q. Sonhos, grilos e paixões. São Paulo: Moderna, 1990.
_____________. Sementes de sol. São Paulo: Moderna, 1992.
ZATZ, Lia. Alfabetando. São Paulo: Paulinas, 2002.

Anexo:

Convite
José Paulo Paes

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião,
de tanto brincar,
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio,
que é água sempre nova.
Como cada dia,
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?

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